A era da educação online

A era da educação online - O admirável mundo novo

Para início de conversa seguem dois questionamentos reveladores para os professores no atual contexto das tecnologias conectadas: E agora professor? (1) Você é um professor digital? (2) Para aqueles resistentes as mudanças tecnológicas e até para os apocalípticos (que vê o fim do mundo em tudo que é novo e lhe causa embaraços) a inserção das tecnologias da informação e comunicação na educação é um processo irreversível.

Observando a música Pela internet de Gilberto Gil (3) é possível verificar o que nos reserva a rede mundial de computadores (4). Para todos que sempre pensaram a escola para além da resistente cultura escolar (5) e buscaram com as tecnologias transformar o cotidiano da sala de aula, agora tem a oportunidade de dar vazão a sua criatividade através dos objetos técnicos contidos na internet.

Afinal não falta com a atual geração de sites da chamada Web 2.0 (6) (7) excelentes oportunidades de mixar diversas tecnologias, seja áudio, vídeo, hipetexto ou qualquer outra encontrada facilmente nos labirintos da internet. Embora muitos professores não saibam que a grande revolução na educação tradicional passa necessariamente pela internet e em torno da educação online (8) e das plataformas e-learning como Dokeos. São inumeráveis objetos técnicos com potencial para uso no ensino e na aprendizagem escolar de diferentes públicos da educação básica.

Web notas:

(1)E agora professor?

(2)Você é um professor digital?

(3)Pela internet - Gilberto Gil


(4)Admirável mundo novo da Web


(5) O que é cultura escolar?

(6)Web 2.0


(7)
Check out this SlideShare Presentation:
Web2 0
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: web2.0 educação)

(8) O que faz a educação online diferente
O que faz a EAD online diferente


Prometeus










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...